Pular para o conteúdo

Projeto de Lei Reconstruindo Vidas é aprovado pela Câmara por unanimidade

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O projeto, que recebeu o nome de “Reconstruindo Vidas”, vai atender mais de 160 famílias do município.

Devido às fortes chuvas que atingiram a cidade de Mariana nos últimos dias, o Executivo Municipal enviou para a Câmara dos Vereadores o Projeto de Lei Reconstruindo Vidas. O benefício foi aprovado com unanimidade de votos em reunião extraordinária, na manhã da última segunda-feira (17), e agora segue para ser sancionado pelo Prefeito da Primaz de Minas.

Receberão o auxílio de 3 mil reais os núcleos familiares que perderam seus bens de natureza permanente ou consumo básico e que foram devidamente cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e pela Defesa Civil de Mariana. A ação visa contribuir para que cada um deles consiga reestruturar seus lares e viver de forma digna e segura. 

Em conversa, Maria das Dores, uma das atingidas pelas chuvas, ressaltou que “o dinheiro vai ajudar muito a minha família. Passamos por momentos de muita tristeza e desespero, e isso com certeza traz um conforto e esperança de que em breve tudo irá melhorar”.

O projeto, que recebeu o nome de “Reconstruindo Vidas”, vai atender mais de 160 famílias do município, De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Mariana, Walber Luiz da Silva, este número de pessoas atendidas pode aumentar nos próximos dias.  Ele afirma que novas famílias foram cadastradas durante as visitas realizadas pelos técnicos da secretaria no último final de semana.

Em um discurso emocionado, a vereadora Sônia Azzi (DEM) disse que ao aprovar a liberação desses recursos o parlamento marianense contribui para minimizar o sofrimento das famílias atingidas pelas chuvas. “Muitas pessoas perderam tudo e neste momento de incertezas e tristeza o auxílio chega em boa hora”, ressaltou a vereadora.            

O alcance social do benefício foi destacado pelo vereador Marcelo Macedo (MDB), entretanto o parlamentar pediu mais clareza nas informações quanto ao número real de famílias que serão atendidas. O vereador solicitou ao secretário de Desenvolvimento Social o envio de documento que traga os nomes e endereços das pessoas que vão receber os recursos financeiros. “A gente sabe a importância do projeto, o alcance social do projeto, mas não concordamos com a forma que o projeto chegou aqui nesta Casa. Falta mais transparência quando a secretaria menciona um acréscimo de 50% no valor total deste projeto”, explica Macedo.