O Governo de Minas vai abrir no próximo dia 17 as inscrições para os pais que desejam matricular os filhos em escolas da rede pública de ensino em 2022. O cadastramento escolar, conforme a Secretaria de Estado de Educação (SEE), vai prosseguir até 10 de dezembro.
.
Depois do período de inscrição, o Estado vai indicar a escola mais próxima da residência do estudante e que possua a vaga, que poderá ser municipal ou estadual, para a realização da matrícula. O cadastramento será unificado entre o Estado e 740 municípios mineiros que aderiram ao Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM).
.
“Neles, o sistema irá funcionar da seguinte maneira: quando o candidato fizer a inscrição, o sistema exibirá escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço informado, de acordo com a etapa de ensino pretendida”, explicou a SEE.
.
Nas cidades em que não houve a adesão ao SUCEM, o sistema exibirá apenas as escolas estaduais. Belo Horizonte, por exemplo, terá cadastramento próprio para a rede municipal. “Caso o interessado deseje estudar apenas em uma escola municipal naquela localidade, ele deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e obter informações sobre o cadastramento”, detalhou o Governo.
.