Representantes de todas as secretarias municipais participaram de uma reunião onde foi pautada a assinatura do Plano de Contingência do município, relacionado ao direcionamento de ações referente ao período chuvoso, elaborado pela frente da Defesa Civil. Nas últimas semanas, o órgão vem emitindo os alertas meteorológicos e a previsão permanece com probabilidade de continuidade das chuvas neste mês de outubro e novembro.
Os bairros, Morro Santana, Santo Antônio, Santa Rita de Cássia, Rosário e o distrito de bandeirantes foram assistidos. Uma equipe de emergência está em alerta 24h para suprir as demandas e necessidades dos moradores. Durante a reunião, todos os locais que possuem cenário de risco, como deslizamentos e inundação, foram citados.
A cada secretaria, foram destinadas as atribuições. Desde as divulgações das ações de prevenção, atuação e transparência, as coordenações são responsáveis por mobilização de equipe de remoção e resgate, disponibilização e estruturação de espaços públicos para possíveis realocações, arrecadações, controle e distribuições de donativos, reabilitação dos cenários, edificações e obras de arte impactadas, levantamento de danos, atendimentos emergenciais, clínicos e psicossociais, de forma emergencial, a todas as pessoas atingidas, levantamento de danos ambientais, acolhimento e cadastro das famílias atingidas, garantia da segurança dos atingidos e reforço e manutenção referentes ao abastecimento de água.
Os alertas são enviados pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais – SIMGE/IGAM e recolhidos pela Defesa Civil, responsável pelo diagnóstico e pelo mapeamento dos setores: geológicos, hidrológico e tecnológico de risco existentes na sede e nos distritos marianenses, através do Plano Municipal de Redução e Risco – PMRR.
Diante da incidência de chuvas, a Prefeitura e a Defesa Civil reforçam as campanhas de prevenção e atenção que os marianenses devem ter para evitar os desastres. Os cuidados atuam em duas frentes principais: prevenção e providências. Uma das recomendações, é a não construção em margens ou sobre os leitos dos rios e córregos. Nos períodos de chuva, a água pode erodir as margens e as moradias podem sofrer danos estruturais ou até serem destruídas. Também há entre as orientações, a prática correta do sistema de escoamento dos encanamentos domiciliares, como tanque, pias e esgoto, não direcionando diretamente no terreno. Essas águas se infiltram no solo e podem contribuir para a ocorrência de deslizamentos.
A população também deve estar atenta ao aparecimento de trincas nas residências, inclinação de postes e de árvores, blocos ou lascas de rochas soltos ou instáveis e às águas mais barrentas e sujas descendo as encostas. Diante das ocorrências de desastres, as orientações são para acionar imediatamente a Defesa Civil e se abrigar em local seguro.
Você pode contatar a Defesa Civil, para agendar vistorias ou solicitar apoio no momento dos desastres, através do número: 199.
Também é possível solicitar ajuda através dos telefones: Guarda Municipal:
(31) 3558-5468 ou 153
Plantão da CEPDEC/MG – (31) 99818-2400
Polícia Militar – 190
Polícia Militar de Meio Ambiente – (31) 3557-4118
Bombeiro Militar – (31) 3557-2045 ou 193
SAAE- (31) 3557-9300 ou 115
Prefeitura de Mariana – 3557-9000 / 9015 / 9280
Polícia Rodoviária Militar – (32) 3557-1044.