A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma nota esclarecendo que na última terça-feira, 26, foi divulgada em mídia nacional e em redes sociais a fala de um representante da Câmara dos Deputados de Minas Gerais explicitando sobre o quadro de saúde de um paciente que se encontra internado no Hospital Monsenhor Horta, em Mariana.
O senhor mencionado na fala do deputado, é residente do município de Ouro Preto e acessou o serviço de urgência do município de Mariana e, desde o dia 4 de outubro, encontra-se internado no Hospital Monsenhor Horta aguardando transferência para serviço de alta complexidade não disponível no município e na microrregião de saúde.
Segundo a Secretaria de Saúde de Mariana, para que a transferência do paciente ocorra, o Serviço de Regulação Estadual, que é responsável pela busca de leito e resolutividade do caso, deve disponibilizar a vaga, levando em consideração fatores para que o paciente seja atendido em todas as suas necessidades e especificidades clínicas.
“Desde a internação do paciente, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha as evoluções médicas no Sistema Susfácil, com o objetivo de monitorar todo o processo de regulação, evitando assim, perda de prazo e ausência de resposta das solicitações enviadas pela Central de Regulação. Entendendo a urgência do quadro clínico do paciente, o município de Mariana reforça junto à Coordenação do Setor de Regulação Estadual e à Central de Internação de Belo Horizonte (CINT-BH) sobre a necessidade da transferência urgente”.
O paciente permanece internado no Hospital Monsenhor Horta, não sendo transferido para o hospital de sua cidade de residência, Ouro Preto, por não ofertar o tratamento necessário.