Pular para o conteúdo

Soro contra Covid começa a ser testado em humanos pelo Butantan

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O objetivo, segundo o instituto, é que o medicamento auxilie o tratamento de pessoas infectadas pela doença. Ele não substitui a vacina, que é algo preventivo.

O Instituto Butantan anunciou o início imediato dos testes em humanos de seu soro anti-Covid, após autorização concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta-feira (15).

.

Agora, o Butantan conta com permissões para a realização de todas as etapas dos testes do soro. O objetivo, segundo o instituto, é que o medicamento auxilie o tratamento de pessoas infectadas pela doença. Ele não substitui a vacina, que é algo preventivo.

.

Os ensaios clínicos serão realizados no Hospital do Rim e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e vão avaliar a segurança e a eficácia do soro, além de escalonar a dose. Os voluntários tem mais de 30 anos e com diagnóstico de infecção por Covid-19 confirmado há no máximo cinco dias.

.

O soro é inserido na veia em uma única aplicação que ocorre no hospital.

.

Na fase 1, que foca na segurança do produto e definição de dose, o estudo vai envolver 30 pessoas transplantadas de rim, pacientes do Hospital do Rim; e 30 pacientes oncológicos do Hospital das Clínicas, com câncer de órgão sólido. Na fase 2, participarão 558 pessoas, entre transplantados de órgãos sólidos e pacientes oncológicos, todos fazendo terapia imunossupressor”, explicou o instituto em nota.

.

“O foco do soro anti-Covid nos imunossuprimidos é uma contribuição do Butantan para fornecer tratamento a um público numeroso que tem dificuldades na sua imunização e, em muitos casos, não pode tomar vacina. Além disso, são pessoas bastante afetadas pela Covid-19, com uma taxa de mortalidade que pode ser superior a 65%”, informou o órgão.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/butantan-comeca-a-testar-soro-contra-covid-em-humanos-entenda-como-sera-1.2557372