Pular para o conteúdo

3ª Especializada Mangalarga Marchador teve premiação de até R$1.000

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Evento contou com todos os protocolos exigidos pela OMS em combate a pandemia.

O final de semana ficou marcado pela 3ª Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador e o Poeirão. O evento que aconteceu na Mina Del Rey, foi organizado pela Associação de Amigos do Clube do Cavalo do município, em comemoração pelo terceiro aniversário do clube, e realizado em parceria com a empresa Três Barras, responsável por organizar eventos agropecuários.

A abertura do torneio aconteceu na tarde de sexta, tendo sequência do concurso de marcha dos cavalos da raça Mangalarga no sábado e finalizado no domingo com o Poeirão, uma prova aberta a todas as raças de cavalo de marcha com ou sem registro. Para participação dos animais foram exigidos exames de AIE, Mormo e atestado de vacinação contra gripe, além disso, o projeto foi aprovado pelo Comitê Gestor de Saúde e todas as medidas de segurança foram tomadas durante as apresentações. No total, o concurso teve 107 animais inscritos, número superior ao das outras edições.

O evento é uma grande oportunidade para os criadores da raça Mangalarga e para os próprios cavalos, uma vez que a apresentação pode garantir maior valor de mercado ao animal, assim como aos futuros potros. Além disso, o concurso gera oportunidades de troca de conhecimento entre os criadores e expositores do animal.

Em agradecimento os organizadores do evento falam do apoio e reconhecimento recebido para a realização do evento. “Nós do Clube Amigos do Cavalo aprendemos que algo se torna muito mais fácil quando as pessoas envolvidas acreditam no projeto e principalmente na coerência das ações e pensamento dos envolvidos. Estes poucos anos de existência tornaram nosso grupo uma família onde todos buscam o bem comum e adotam práticas e iniciativas. Aprendemos ainda que nada se faz sem apoio, sem recursos e sem crédito. De todos esses fatores, o mais complexo de se conquistar foi o crédito proveniente da confiança depositada em nosso trabalho. A realização da 3ª Especializada do Mangalarga Marchador só se tornou possível graças ao trabalho e empenho dos envolvidos e apoio/Patrocinadores. Agradecemos imensamente a participação da Prefeitura Municipal de Mariana, ao prefeito Juliano Vasconcelos, o secretário de desenvolvimento Rural (Duarte). Agradecemos ainda a confiança depositada em nosso trabalho e por compartilhar conosco a realização desse grande evento”.

Classificação: No concurso de marcha a classificação é separada em Campeão, que ocupa o primeiro lugar, reserva campeão, como segundo e, o primeiro prêmio, que no pódio  ocupa o terceiro lugar. Segundo Otto Rapalo Mol, um dos jurados presentes neste final de semana, para classificação é observado 6 quesitos na marcha: a distribuição de apoio, onde eles verificam a dissociação e a qualidade do movimento; em segundo, olham a comodidade, montam no animal e veem a maciez e o temperamento. Após isso, verificam também o adestramento, rendimento da passada, estilo e por fim, a regularidade, ou seja, se o animal mantém o tempo todos os quesitos anteriores.