Preocupado com o cenário da falta de chuva há um período longo em Mariana, o vereador Pedrinho Salete, na Reunião Ordinária da Câmara de Mariana que ocorreu no último dia 20, solicitou apoio das empresas Vale, Samarco e Fundação Renova. “As empresas podem contribuir com caminhões pipas e construções de poços artesianos para amenizar o impacto causado pela seca que ocorre todo ano. O executivo tem feito o que pode e eu acredito no trabalho que o Juliano vem fazendo”, enfatizou Pedrinho.
Entender a diferença entre seca e estiagem é um fator bastante importante para evitar maiores danos com esses eventos climáticos, que vem ocorrendo com mais intensidade e frequência no Semiárido brasileiro.
Quando ocorre a ausência de chuvas previstas para uma determinada temporada, ou seja, uma queda no volume de águas pluviais, esse período é denominado de estiagem. Quando ocorrem chuvas, menos radiações alcançam a superfície terrestre e as temperaturas são mais amenas. Já nos períodos de estiagem, ocorre uma redução ou até ausência de chuvas por um curto período, provocando o aumento das temperaturas e falta de água. As secas ocorrem quando há uma ausência prolongada da chuva, que provoque um desequilíbrio grave de água, afetando o sistema ecológico, econômico, social e cultural.