A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Defesa Social investiu em melhorias na segurança e no atendimento da Guarda Civil Municipal – GCM. Além do monitoramento, do patrulhamento e do policiamento que já são realizados no município, agora, a GCM presta atendimento 24h à população.
Uma equipe fica disponível 24h para atender demandas policiais, de pronto atendimento e urgências. Os cidadãos poderão ligar no número 153 para contatar a Central e solicitar suas demandas. A ação surgiu como uma medida para integrar o trabalho realizado na central de monitoramento com a equipe presente nas ruas e atender as ocorrências.
Atualmente, o município possui mais de 100 câmeras de monitoramento, distribuídas pela cidade e pelos distritos, para realizar a leitura de placas de veículos e garantir a segurança. O atendimento 24h da GCM complementa as ações de vigília e atende, com mais eficácia, a população.
Outros benefícios se direcionam aos serviços 24h do município, como a Policlínica e a vigilância de prédios e monumentos públicos, que contarão com mais um reforço na segurança. Segundo a CGM Maria de Freitas, a Guarda 24h leva mais tranquilidade e segurança aos servidores e também à população.