Em uma coletiva virtual, neste domingo (1º), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, informou que a vacina Spintec, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) poderá ser usada em todo o país no Plano Nacional de Imunização.
.
Questionado se já teria conversado com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre o imunizante ser usado como reforço de imunização da Covid-19 após aprovação da Anvisa, Pontes explicou quais serão as projeções.
.
Nós temos um trabalho aqui no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações muito sincronizado e próximo com o Ministério da Saúde. O ministério aqui é uma caixa de ferramentas, nós trabalhamos com diversos ministérios diferentes. Converso muito com o Queiroga, certamente, essa vacina poderá ser utilizada dentro de uma ‘constelação’ de vacinas nacionais que vão surgir. Lembrando que, como o próprio Queiroga já falou, nós teremos vacinações anuais contra o Covid. E o fato de termos vacinas nacionais, elas vão poder ser utilizadas nessas vacinações. A ideia é que tenhamos a vacina participando do Plano Nacional de Imunização dentro do cronograma necessário”, explicou.
.
A coletiva contou com a participação do secretário de pesquisa e formação científica Marcelo Morales e, remotamente, da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e dos professores Santuza Teixeira e Flávio da Fonseca, membros da coordenação dos trabalhos da Spintec.
.