Pular para o conteúdo

Cemig dá dicas para economizar na hora do banho

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

No inverno, a regulagem e mais tempo de funcionamento do chuveiro elevam a conta de energia.

Atualmente, as lojas material elétrico e de construção oferecem uma grande variedade de chuveiros, mas, na hora de escolher um novo equipamento, o consumidor deve ficar de olho na potência do equipamento, que é o principal fator de consumo de energia, independentemente das condições de uso. Quanto maior a potência, maior o consumo. Chuveiros com potência de 5.500 watts, por exemplo, gastam 20% a mais do que com potência de 4.500 watts, se utilizados na temperatura mais alta. 

Geralmente, os modelos mais econômicos têm menor potência e aquecem menos, mas, ainda assim, é possível aumentar a temperatura da água, se abrir pouco a torneira. Não ocorre maior consumo de energia com esse ajuste, pois o funcionamento do chuveiro não muda, mas a menor quantidade de água é aquecida mais rapidamente. Alguns chuveiros vêm atualmente com um dispositivo de ajuste eletrônico, que permite uma temperatura mais próxima da desejada, evitando assim a utilização da potência máxima nos dias mais frios. “Esse recurso pode ser interessante para economia de energia uma vez que, com ajustes de temperaturas intermediárias, pode-se evitar que o consumidor permaneça com a chave seletora na posição inverno, consumindo mais energia”, explica Queiroz. 

O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões da economia doméstica, uma vez que sua utilização pesa bastante na conta de energia. Ainda mais no inverno, pois, quando a temperatura ambiente cai, é comum o aumento do gasto com eletricidade das residências, devido a banhos mais longos e à regulagem do chuveiro. Segundo Fernando Queiroz, engenheiro de eficiência de energética da Cemig, isso tem uma explicação simples. “Uma hora de banho na temperatura ‘inverno’ por dia pode equivaler a dois televisores ligados durante 24 horas”, diz ele.  

Porém, algumas atitudes podem ajudar na redução do gasto com eletricidade, mesmo nessa época do ano. Em primeiro lugar, é aconselhável ficar de olho no tempo de uso do chuveiro para reduzi-lo ao máximo, sem prejuízo para a higiene e o conforto. Além disso, fechar a torneira quando for ensaboar o corpo e lavar os cabelos interrompe o funcionamento do equipamento e o consumo de eletricidade. 

Nas cidades de Minas Gerais com clima mais ameno, usar a chave de temperatura na posição “morna” ou “verão” também ajuda a economizar. “Na posição ‘verão’,  o consumo de energia cai em 30%, o que, em uma residência, pode significar uma redução no consumo ao final do mês de até 10%”, explica o engenheiro da Cemig. 

Outra dica é aproveitar para tomar banhos nos horários mais quentes do dia e manter as portas e janelas do banheiro fechadas para melhorar o conforto térmico.