Os dados do Ministério da Saúde indicam que 34% das pessoas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford estão com o esquema vacinal atrasado. O levantamento foi feito pela plataforma Painel da Vacinação Covid-19, desenvolvido pelo Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
.
Pode haver um represamento de dados, ainda a serem atualizados pelos municípios brasileiros, mas o levantamento desperta um alerta para a importância de se realizar uma busca ativa por quem está com o esquema vacinal atrasado. Na semana passada, o Ministério da Saúde chegou a lançar uma campanha audiovisual para incentivar as pessoas a tomarem a segunda dose.
.
A necessidade se torna mais evidente neste mês, já que cerca de 10 milhões de brasileiros que tomaram a primeira dose de AstraZeneca são esperados para receber a segunda até o dia 31 de julho, de acordo com os dados do Painel de Vacinação. Entre eles, 1,19 milhão vivem em Minas.
.