Pular para o conteúdo

Prefeitura de Mariana informa sobre desabastecimento da vacina contra varicela 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

PROGRAMAÇÃO. Vacinação segue conforme cronograma com doses limitadas; estratégia visa atender crianças com atraso na imunização.

A Secretaria de Saúde de Mariana, por meio da Prefeitura Municipal, comunicou que a vacina contra varicela está em desabastecimento a nível nacional, conforme informado no Informe publicado pelo Ministério da Saúde. A escassez no fornecimento do imunobiológico é resultado de dificuldades operacionais e regulatórias enfrentadas pelo laboratório parceiro da Fiocruz na transferência da tecnologia da GlaxoSmithKline (GSK), responsável pela fabricação da vacina. 

Essa situação, que teve início em 2023, levou à redução no número de doses disponibilizadas ao município. Os últimos lotes recebidos foram em dezembro de 2024 (70 doses) e em março de 2025 (130 doses), insuficientes para atender toda a demanda de imunização. 

Em razão disso, a Secretaria de Saúde, em conjunto com a Central de Vacinação, adotou uma estratégia para priorizar as crianças que apresentam atraso na imunização devido à idade. Um levantamento realizado nas últimas semanas identificou 450 crianças necessitando regularizar a vacinação contra a varicela em Mariana. A medida visa garantir que essas crianças sejam vacinadas de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, conforme a disponibilidade de doses. 

À medida que o Governo Federal regularizar o fornecimento da vacina e repassá-la ao estado de Minas Gerais, as doses serão distribuídas aos municípios e, em seguida, disponibilizadas para todos os cidadãos conforme o cronograma de vacinação.