Pular para o conteúdo

Inmet emite alerta amarelo para tempestades no Sudeste do Brasil 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

ALERTA. Inmet emite alerta de tempestades para regiões do Norte, Centro-Oeste e Sudeste, com risco de chuvas fortes e ventos intensos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” para tempestades em várias regiões do país. A previsão indica possibilidade de chuvas de até 50 milímetros e ventos intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora, em estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. 

A área em alerta se estende do sul da Amazônia e totalidade do Acre até o interior de São Paulo, próximo à divisa com Minas Gerais. Inclui grande parte de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e quase todo o estado de Minas Gerais, com exceção da faixa próxima à Bahia. 

Apesar do volume de chuva e da força dos ventos, o Inmet considera o risco de apagões, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas como “baixo”. Contudo, o instituto alerta que a situação pode ser reavaliada a qualquer momento. 

Nas últimas semanas, o Sudeste, especialmente São Paulo e Minas Gerais, já sofreu com tempestades que causaram sérios transtornos. Em São Paulo, pelo menos seis pessoas perderam a vida devido aos temporais, que também deixaram 3,1 milhões de residências sem luz na região metropolitana. A concessionária Enel, responsável pelo fornecimento, está sendo investigada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pela interrupção no serviço. 

A capital paulista, segundo o Climatempo, deve registrar chuva fraca nesta terça-feira, mas a população permanece em alerta para eventuais mudanças climáticas.