Pular para o conteúdo

Presidente Lula deseja aos repatriados: “Que vocês encontrem no Brasil a felicidade que tiraram de vocês” 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

EMOÇÃO. Segurança e alivio, é o sentimento que os primeiros 229 resgatados do Líbano sentem no momento.

A chegada aos primeiros resgatados do Líbano, foi recheada de felicidade e esperança. “Parece que saí do inferno e entrei no paraíso”, definiu Salim Calaun, um dos 229 passageiros. Ao chegar, os passageiros foram recebidos de forma calorosa pelo presidente Luiz Lula Inacio da Silva na Base Aérea de São Paulo, uma recepção articulada por diversas áreas do Governo Federal. 

“Espero que vocês encontrem no Brasil a felicidade que tiraram de vocês com esse bombardeio. E que a gente possa reconstruir a nossa vida em paz aqui no Brasil. Vocês sabem que o Brasil tem por volta de oito ou nove milhões de árabes e descendentes, a maioria libaneses. Somos agradecidos, porque vocês ajudaram a construir a cidade de São Paulo, o estado de São Paulo e o Brasil. Vocês têm muita responsabilidade por aquilo que somos”, disse Lula aos repatriados. 

Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi fez um agradecimento a ação do Brasil não apenas na missão Raízes do Cedro, mas por todo o apoio recebido. Após essa missão ter sido concluída, o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, contou que a segunda missão já terá início neste domingo, trazendo ainda mais ansiedade aos futuros passageiros da aeronave (o KC-30 da FAB). 

Dentro da aeronave KC-30, veio uma equipe multidisciplinar que contou com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos garantindo assim o acolhimento e assistência. Um grupo de 35 profissionais ligados aos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Saúde, dos Direitos Humanos, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome estava a postos. 

Os servidores da Polícia Federal, da Anvisa e da Receita Federal foram estipulados para ajudar o processo de imigração. Para prestar atendimentos emergenciais e atualizar cadernos de vacinação, foram designados 15 integrantes da Força Nacional do SUS. Todos foram treinados no acolhimento sobre questões éticas, culturais e como é para receber repatriados do Líbano.