Pular para o conteúdo

Governo de Minas e Ministério Público lançam projeto para prevenir violência nas escolas 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

AÇÃO. Iniciativa das Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública e de Educação oferece curso para capacitar professores a identificar e combater violência no ambiente escolar.

O Governo de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), lançou o projeto Com Viver, uma iniciativa inédita que visa combater e prevenir a violência dentro das escolas. A ação envolve as Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Educação (SEE), com o intuito de capacitar professores da rede pública para identificar sinais iniciais de violência e promover uma cultura de paz e bem-estar tanto no ambiente escolar quanto na comunidade. 

O curso, oferecido na modalidade a distância, já está disponível na plataforma da Escola Virtual do MPMG e é aberto não só aos profissionais da educação, mas também ao público externo, até o dia 6 de dezembro. Com uma carga horária de 49 horas, o conteúdo é dividido em nove módulos e inclui temas como bullying, cyberbullying, neonazismo, comunicação não violenta e primeiros socorros psicológicos. A formação é uma parceria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc), e pode ser acessada no portal do MPMG. 

 O curso Com Viver aborda uma série de questões ligadas à violência no ambiente escolar, explorando as causas e as maneiras de atuar preventivamente. Desde temas como bullying e ataques às instituições de ensino até o uso de tecnologias emergentes por grupos extremistas, o curso busca conscientizar educadores sobre a importância de identificar comportamentos de risco e agir de maneira eficaz para proteger os estudantes. 

O projeto reflete a preocupação crescente com a segurança nas escolas, principalmente após casos recentes de violência e discursos de ódio. Ao capacitar os professores com ferramentas para lidar com esses problemas, o Governo de Minas e o MPMG esperam criar um ambiente escolar mais seguro e inclusivo.