Pular para o conteúdo

Governo de Minas lança maior programa de qualificação em cultura e turismo da história do estado 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

PROJETO. Cria.Forma oferece quase 43 mil vagas em cursos gratuitos voltados para os dois setores.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), lançou no ultimo dia 24 o Cria.Forma, maior programa de capacitação já realizado para os setores de turismo e cultura do estado. O programa disponibiliza 42.982 vagas em cursos gratuitos, com o objetivo de fortalecer a cultura e o turismo em todo o território mineiro. 

 Do total de vagas, 30 mil são ofertadas em parceria com a plataforma de educação profissionalizante Leveduca, 6.910 com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas), 6 mil pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), e 76 pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Todos os cursos são oferecidos na modalidade Educação à Distância (EaD), com carga horária de 40 horas, intérpretes de Libras e atendimento educacional especializado. 

 O programa inclui formações variadas, desde cursos para recepcionista de hotel até capacitações sobre afroturismo e comercialização de destinos turísticos. As inscrições para as primeiras turmas de alguns cursos, como Formatação e comercialização de roteiros, Marketing digital para o turismo e Inglês aplicado a serviços turísticos, estão abertas até o dia 28 de setembro.  

A colaboração com a plataforma Leveduca, que oferece 30 mil bolsas de estudos em cursos inicialmente pagos, amplia ainda mais o alcance do programa, focando na capacitação para o mercado de trabalho e a empregabilidade. 

 A parceria com o Iepha-MG traz 6 mil vagas em capacitações que incluem as Rodadas do Patrimônio Cultural e Jornadas Técnicas, voltadas principalmente para gestores municipais e servidores. Essas ações têm como objetivo preparar os municípios para aderirem a programas de preservação cultural e reforçar a política de valorização do patrimônio de Minas Gerais. 

 A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) também participa do Cria.Forma com cursos técnicos em Conservação e Restauro, que já estão com inscrições abertas. Esses cursos incluem aulas teóricas e práticas e são voltados para quem deseja se especializar na preservação do patrimônio histórico. Para candidatar-se, é necessário ter ensino médio completo ou estar cursando, pelo menos, o 2º ano da escolaridade. As aulas são presenciais, em Ouro Preto, e contam com conteúdos teóricos e práticos. A formação completa dura dois anos e meio. 

 Além das capacitações on-line, o programa Secult-MG no Município levará palestras e oficinas sobre fomento à cultura a 11 cidades mineiras ainda este ano. O objetivo é capacitar agentes culturais locais para elaborarem projetos e acessarem recursos de fomento, promovendo o desenvolvimento socioeconômico regional.