O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), lançou no ultimo dia 24 o Cria.Forma, maior programa de capacitação já realizado para os setores de turismo e cultura do estado. O programa disponibiliza 42.982 vagas em cursos gratuitos, com o objetivo de fortalecer a cultura e o turismo em todo o território mineiro.
Do total de vagas, 30 mil são ofertadas em parceria com a plataforma de educação profissionalizante Leveduca, 6.910 com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas), 6 mil pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), e 76 pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Todos os cursos são oferecidos na modalidade Educação à Distância (EaD), com carga horária de 40 horas, intérpretes de Libras e atendimento educacional especializado.
O programa inclui formações variadas, desde cursos para recepcionista de hotel até capacitações sobre afroturismo e comercialização de destinos turísticos. As inscrições para as primeiras turmas de alguns cursos, como Formatação e comercialização de roteiros, Marketing digital para o turismo e Inglês aplicado a serviços turísticos, estão abertas até o dia 28 de setembro.
A colaboração com a plataforma Leveduca, que oferece 30 mil bolsas de estudos em cursos inicialmente pagos, amplia ainda mais o alcance do programa, focando na capacitação para o mercado de trabalho e a empregabilidade.
A parceria com o Iepha-MG traz 6 mil vagas em capacitações que incluem as Rodadas do Patrimônio Cultural e Jornadas Técnicas, voltadas principalmente para gestores municipais e servidores. Essas ações têm como objetivo preparar os municípios para aderirem a programas de preservação cultural e reforçar a política de valorização do patrimônio de Minas Gerais.
A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) também participa do Cria.Forma com cursos técnicos em Conservação e Restauro, que já estão com inscrições abertas. Esses cursos incluem aulas teóricas e práticas e são voltados para quem deseja se especializar na preservação do patrimônio histórico. Para candidatar-se, é necessário ter ensino médio completo ou estar cursando, pelo menos, o 2º ano da escolaridade. As aulas são presenciais, em Ouro Preto, e contam com conteúdos teóricos e práticos. A formação completa dura dois anos e meio.
Além das capacitações on-line, o programa Secult-MG no Município levará palestras e oficinas sobre fomento à cultura a 11 cidades mineiras ainda este ano. O objetivo é capacitar agentes culturais locais para elaborarem projetos e acessarem recursos de fomento, promovendo o desenvolvimento socioeconômico regional.