No dia 12 de junho, foi celebrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e para a celebração desse dia a prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou diversas ações para identificar e combater as situações, com o objetivo de proteger as crianças.
A campanha contou com a divulgação de materiais que promovem a reflexão sobre a importância da erradicação do trabalho infantil, como a colocação de faixas nos serviços dos CRAS, CREAS e prédio da prefeitura. Também foram distribuídos cartazes nos serviços socioassistenciais, em escolas municipais e centros de saúde, bem como artes alusivas ao tema, publicados nas redes sociais do município e de outros serviços.
Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e da Assistência Social do município, participaram de uma entrevista para divulgação das ações municipais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. A prefeitura de Mariana participou da live: “2021 – Ano Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil”. O município se comprometeu em realizar ações para identificar e combater as situações de Trabalho Infantil desenvolvendo ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), através dos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com demais Secretarias municipais executando as políticas públicas de assistência social, saúde, educação, esporte e lazer.
Mariana foi o primeiro município a realizar audiência pública com o tema 2021 – Ano Internacional de Eliminação do Trabalho Infantil, e representa todas as prefeituras do estado de Minas Gerais. No evento, foi reforçado o compromisso e responsabilidade em fortalecer a Rede Socioassistencial, a identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho, a realização e implementação de diagnóstico socioterritorial do Trabalho Infantil.