Carlos José Pires, empreendedor na área de neurociência aplicada à educação, é o fundador do Primeiro Centro de Neuroeducação de Mariana. Atuando há 12 anos no mercado, o Centro busca estudar, entender, tratar e desenvolver habilidades relacionadas à aprendizagem, oferecendo soluções inovadoras para a educação. “A neuroeducação foca em entender como o cérebro aprende e como fazê-lo aprender de forma eficiente”, explica Carlos José Pires. “Nosso trabalho é voltado para o desenvolvimento de habilidades neurofisiológicas da aprendizagem através do treino cognitivo, utilizando jogos, testes, exercícios e atividades que estimulam o cérebro.”
As habilidades disfuncionais, que muitas vezes comprometem a capacidade de manutenção de foco, planejamento e organização de ideias, gestão de informações, perseverança, flexibilidade e interação com conteúdos de aprendizagem, são reguladas pela neuroeducação. “Nosso objetivo é fornecer as ferramentas e técnicas de estudo necessárias para que o estudante desenvolva suas habilidades de maneira eficiente”, acrescenta Carlos.
O treino cognitivo no Primeiro Centro de Neuroeducação é estruturado em três principais eixos: estimular habilidades neurofisiológicas (funções executivas), desenvolver técnicas de estudo aplicáveis e gerenciar o tempo e hábitos do estudante para garantir um aprendizado de qualidade. Além do foco nos jovens, o centro oferece programas específicos para estudantes do ensino médio, como o ENEMMEX, desenvolvido em parceria com a plataforma Invictus, do professor Diego Coelho. Esse programa oferece treinamento de gestão de tempo, técnicas de estudo e gerenciamento de foco e planejamento, ajudando os estudantes a se prepararem de maneira eficiente para o ENEM.
Para os adultos, a Boomerang Neuroeducação oferece o programa Boomerang Neuroworking, que desenvolve habilidades neurofisiológicas focadas nas necessidades profissionais que oferece tanto acompanhamento individual quanto dinâmicas coletivas. O principal benefício da neuroeducação para os estudantes é o desenvolvimento de uma abordagem focada e consistente para a aprendizagem, com uma boa gestão de hábitos e rotinas. “A neuroeducação treina a excelente gestão de tempo, projetos e atividades cotidianas, gerando, consequentemente, uma performance profissional e inevitavelmente prosperidade financeira”, conclui Carlos.
O Primeiro Centro de Neuroeducação de Mariana está localizado à Rua Santana, 101, Bairro Santana, telefone: (31)98849-1069. O Centro continua a inovar e transformar a educação, proporcionando ferramentas e habilidades essenciais para estudantes e profissionais alcançarem seus objetivos com eficiência e qualidade.