Em uma iniciativa conjunta, a Cemig e o Governo de Minas Gerais lançaram na terça-feira, 11 de junho, o Programa Cemig Agro, que visa melhorar o fornecimento de energia e o atendimento aos produtores rurais mineiros. O programa, anunciado na abertura da Mega Leite, a maior feira do setor na América Latina, que acontece até o dia 15 de junho no Expominas, em Belo Horizonte, inclui a criação de canais exclusivos de relacionamento, ampliação de bases operacionais, reforço de equipes e investimentos em manutenção preventiva e modernização da rede elétrica.
Para facilitar o atendimento, foram criados dois telefones gratuitos e exclusivos para clientes do setor agro. Em caso de problemas no fornecimento de energia, os produtores rurais podem ligar para o 0800-721-6600, tanto para comunicar a falta de energia quanto para acompanhar o andamento da demanda. Já os sindicatos rurais têm à disposição o telefone exclusivo 0800-722-8989 para comunicação e acompanhamento dos serviços que impactam seus associados. Esses canais garantem que os clientes serão atendidos por pessoas especializadas e familiarizadas com o ambiente agro.
Reynaldo Passanezi Filho, presidente da Cemig, destacou a importância do agronegócio para a economia mineira e reafirmou o compromisso da empresa com os produtores rurais. “O agronegócio é essencial para a geração de riqueza e empregos para o estado. Em 2024, estamos investindo R$ 2,3 bilhões em melhorias voltadas para o agro, com um total de cerca de R$ 11 bilhões até 2027”, afirmou Passanezi.
O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, também enfatizou a relevância das novas medidas para os produtores rurais. “É uma alegria anunciar essas medidas para facilitar a vida de quem produz. Nosso compromisso é incentivar a atividade produtiva, especialmente para pequenos produtores e empreendimentos, melhorando as condições para gerar empregos e renda em Minas Gerais”, disse Simões.
Além do atendimento ao cliente, o programa Cemig Agro abrange várias áreas de atuação:
- Manutenção Preventiva: Inclui limpeza de áreas, inspeção de 100% da rede e equipes adicionais.
- Automação: Instalação de religadores automáticos nas redes monofásica e trifásica.
- Resiliência da Rede: Aumenta a capacidade de recuperação da rede.
- Transição Energética: Expansão e melhoria da qualidade do sistema e uso de fontes renováveis.
- Inovação e Eficiência: Incentivo a novos projetos que atendam aos produtores rurais.