Pular para o conteúdo

Vereador compara número de casos de dengue entre Mariana e Ouro Preto 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Juliano Duarte questiona a diferença entre os números de óbito e casos confirmados de dengue, e faz cobrança.

Na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Mariana, que ocorreu na segunda-feira (27), o vereador Juliano Duarte (CIDADANIA) falou sobre a discrepância entre os números de dengue nas cidades de Mariana e Ouro Preto. Segundo ele, Mariana tem cerca de 400% de casos a mais que a cidade vizinha, mesmo sendo ela com maior extensão territorial. 

Em sua fala, Juliano diz se basear na atualização do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, onde constava 8 mortes e 8.228 casos confirmados em Mariana, e 3 mortes e 2.521 casos comprovados em Ouro Preto. Entretanto, no site oficial da secretaria, a última atualização de monitoramento de casos no estado está datada no dia 20 de maio, o qual apresenta números divergentes da fala do membro do legislativo municipal. No documento relata que a cidade de Mariana tem 7.907 casos de dengue e 6 óbitos causados pela doença, enquanto Ouro Preto contém 2.394 casos e 3 fatalidades. 

Mesmo havendo distinção entre os números mencionados, a diferença ainda é grande, e foi justamente neste contraste que Juliano Duarte se debruçou. Para ele, a causa desta disparidade está nas decisões tardias da Secretaria Municipal de Saúde, como o atraso na circulação dos fumacês, a demora de contratação de mais funcionários para o combate à dengue e a não criação de espaço próprio para tratamento de arboviroses. “Decisões de quem estava na secretaria, que impacta diretamente a vida do cidadão. Você que pegou dengue, poderia pegar, mas o número em Mariana era para ser infinitamente menor, como mostra os dados de Ouro Preto e Itabirito (…) comprovam que lá tiveram decisões que impactaram a vida para melhor da população, enquanto em Mariana, infelizmente, esse fato não aconteceu”, declarou o vereador enfatizando sua cobrança e alertando que a dengue ainda não acabou. 

Na intenção de buscar respostas da Secretaria Municipal de Saúde, enviamos um questionamento através da Prefeitura de Mariana, mas não obtivemos retorno até o momento. 

Vale lembrar que o combate ao mosquito transmissor da dengue ainda é necessário. Até o dia 20 de maio, Minas Gerais havia registrado 1.432.719 casos prováveis de dengue, incluindo casos notificados que não foram descartados. Entre esses, 704.594 casos foram confirmados como sendo da doença. Até o momento, foram confirmadas 504 mortes relacionadas à dengue no estado, enquanto outras 815 estão em processo de investigação.