Na última reunião ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na segunda-feira (13), o vereador Juliano Duarte (CIDADANIA), questionou sobre as respostas do requerimento nº 40/2024, de sua autoria. No documento constam pedidos sobre as demandas de melhorias provenientes da população, que foram feitas na Audiência Pública de 09 de janeiro em relação ao Programa Tarifa Zero.
Em sua fala, o vereador declarou que é a favor do programa, por causa das vantagens que ele dá à população marianense, porém ele enfatiza que o poder público tem que fazer avaliações constantes para seu pleno funcionamento. Ele ainda acrescentou que o Tarifa Zero é uma conquista para a cidade, mas que as reclamações dos usuários são frequentes quanto a adição de mais horários, em especial, em linhas distritais.
A solicitação do membro do executivo só reitera as denúncias que chegam à redação do Jornal Ponto Final. Diariamente, recebemos diversos apelos dos cidadãos quanto à lotação nos ônibus e a necessidade de mais escalas de transporte para os bairros e distritos. Vale lembrar que no início de janeiro, a Prefeitura organizou uma audiência pública para debater e escutar a população sobre o Tarifa Zero. Reivindicações como melhor estado dos veículos, aumento do número de viagens para distritos e a superlotação foram os assuntos mais falados pelos presentes, que mesmo fazendo críticas, em sua maioria era à favor da continuidade do projeto. Como as queixas permanecem mesmo após 4 meses, procuramos a Prefeitura de Mariana para pedir esclarecimentos.
Questionada sobre quais providências foram tomadas durante este período, a municipalidade respondeu que além da renovação gradativa da frota, no novo contrato do Tarifa Zero, foram implementadas diversas melhorias no serviço de transporte público. Isso inclui a introdução de uma linha distrital em Vargem, a adição de novos horários nos distritos de Padre Viegas e Bandeirantes, e a reintrodução do serviço de micro-ônibus nos bairros Fonte da Saudade e Rosário. Após solicitação ao DER-MG, o Demutran recebeu autorização para instalar dispositivos de redução de velocidade nas rodovias necessárias para viabilizar a implantação da linha de ônibus que atenderá as comunidades de Constantino, Paraíso e Vargem.
Quanto a previsão para novos circulares para os distritos em que a população local se queixa dos poucos horários, o retorno foi de que os distritos e subdistritos de Mariana são atendidos pelo transporte público coletivo com uma média de 55 mil passageiros transportados mensalmente, sendo ofertados mais de 1.500 horários por mês para os distritos, o que representa em média 35 passageiros por viagem. As localidades mais densamente povoadas, como Cachoeira do Brumado, Monsenhor Horta, Bandeirantes e Padre Viegas, apresentam uma demanda significativa por transporte público coletivo. Por isso, o Demutran e a Secretaria de Administração estão empenhados em implementar as melhorias necessárias nas linhas distritais para atender a essas comunidades.
Além disso, a Prefeitura acrescentou que o Departamento Municipal de Trânsito realiza monitoramento diário da operação do transporte público coletivo, visando identificar áreas que necessitam de aprimoramento no Programa Tarifa Zero. Esses pontos estão sendo analisados em colaboração com a Secretaria de Administração para implementar melhorias.