No último final de semana, moradores dos distritos de Camargos e Santa Rita Durão, em Mariana, e de Antônio Pereira, em Ouro Preto, foram agraciados com oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cerca de 60 pessoas se envolveram em oficinas de fotografia e técnicas de comunicação e oratória, promovidas pela Samarco.
As atividades, realizadas nos dias 24 e 25 de fevereiro, foram uma resposta direta às demandas e necessidades expressas pelas comunidades durante reuniões ocorridas no ano anterior. “A capacitação territorial é essencial para fortalecer as comunidades locais, contribuindo para que os moradores se sintam mais preparados a serem agentes ativos em seus territórios. Por meio desse processo de empoderamento é que se potencializa a autogestão, a inovação local e a promoção do bem-estar coletivo. A ação está alinhada ao nosso propósito de compartilhar valor com os territórios que nos recebem”, destacou o analista de Relações Institucionais da Samarco, Rodolfo Fernandes, presente na oficina em Antônio Pereira.
Nas oficinas de fotografia realizadas nos distritos marianenses de Santa Rita Durão e Camargos, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas valiosas com o profissional Marco Terranova. Durante as atividades práticas, os moradores puderam explorar as ruas de seus distritos, capturando momentos e registrando a história e a beleza de seus locais de origem. “A oficina foi essencial até mesmo para as pessoas da comunidade reconhecerem o valor e a história do lugar. Aprendemos muito e esperamos ter novas oportunidades de cursos. Foi uma experiência incrível em que a gente pôde aperfeiçoar e observar o valor da comunidade”, ressaltou a estudante de Santa Rita Durão, Franciele Aparecida Carneiro, participante da Oficina de Fotografia.
Enquanto isso, em Antônio Pereira, os moradores tiveram acesso à oficina de Técnicas de Comunicação e Oratória, ministrada pela jornalista Janice Caetano. O presidente da Associação de Moradores, Wemerson Rodrigues, expressou sua gratidão pela iniciativa: “Estivemos no curso de oratória e foi muito satisfatório esse momento que passamos juntos. Estou levando para casa uma bagagem de conhecimento. Vejo a importância desse curso para a comunidade, porque hoje estamos falando com diversas pessoas. Esse curso de oratória irá nos auxiliar a otimizar os momentos de fala, para que a gente possa se expressar da melhor forma e reivindicar melhorias para o distrito e para nossa comunidade.”