A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, em operação desde 2019 dando ênfase em construção, empreendedorismo, inovação, autonomia e criatividade, inicia um novo semestre oferecendo diversas oportunidades gratuitas de aprendizado e crescimento profissional. Desde o início de sua fundação, a instituição já capacitou mais de 400 alunos em cinco áreas específicas de qualificação: Alvenaria (taipa, adobe e pau a pique), Carpintaria (madeira), Forjaria (forja artística), Cantaria (pedra) e Pintura (cal, óleo, estêncil e pátinas), além de realizar oficinas especializadas e mais de 20 visitas técnicas e encontros de arte e educação.
Neste semestre o curso “Pedreira – Mulheres na Construção” é novidade na escola. Nele é proporcionado aulas teóricas e práticas, visitas técnicas, excursões, palestras e debates sobre os saberes, as artes e as condições sociais atuais, visando priorizar na formação de profissionais femininas aptas a utilizar os conhecimentos adquiridos para construir ou intervir em suas moradias, assim como ingressar no mercado de trabalho como empregadas, empregadoras ou autônomas.
Os conteúdos abordados durante o curso se baseiam em temas fundamentais como segurança no trabalho, planejamento e acompanhamento de obras, leitura e interpretação de projetos, manuseio de máquinas, ferramentas e equipamentos, conhecimento das características dos materiais, processos de construção de estruturas em concreto armado, elevação de paredes e muros em alvenarias, reboco, assentamento de pisos cerâmicos e azulejos, instalação de marcos de portas e janelas, formas simples de madeira, entre outros.
Outros cursos e minicursos tradicionais oferecidos como Carpintaria, Cantaria, Forjaria e Pintura serão divulgados em decorrer do semestre.