A organização Central Única das Favelas (Cufa) se juntou a clubes de futebol brasileiro, à Comunidade Door,e a Frente Nacional Antirracista para a campanha “Mães da Favela Futebol Clube”, que começou nessa segunda-feira (21), em todo Brasil. O objetivo da ação é arrecadar alimentos e distribuí-los para famílias em situação de vulnerabilidade no país. Em Minas Gerais, apenas o Cruzeiro faz parte da ação.
.
A expectativa da Cufa e do programa “Mães da favela” é que sejam recebidas, em média, 35 toneladas de alimentos, por estado, o equivalente a R$ 100 milhões. Mais de 200 clubes do Brasil entraram na parceria, entre eles Cruzeiro, São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Fortaleza, Ceará, entre outros.
.
A torcida organizada do América, Avacoelhada, também participa da ação ajudando na arrecadação de mantimentos. Em Belo Horizonte, os alimentos deverão ser entregues na Arena Independência, no Horto, das 9h às 16h, até esta sexta-feira (25). As doações arrecadadas serão entregues aos líderes das comunidades cadastradas no projeto nos dias 26 e 27. De acordo com a organização, são 750 cadastros em Minas Gerais.
.
“As lideranças vão fazer a retirada do alimento no Independência após o fim da campanha, no próximo sábado e vão levar para os seus territórios e distribuir para as pessoas que já são cadastradas no nosso programa e já são ajudadas desde o início da pandemia”, explicou o presidente da Cufa em Minas Gerais, Francis Santos.
.