Na manhã da quarta-feira (24), a Prefeitura de Mariana e a Secretaria de Cultura organizaram uma coletiva de imprensa para apresentar o projeto que traz as lendas locais como destaque. Ao todo, 6 mitos marianenses serão representados com as artes criadas pelo artista Camaleão: Noiva de Furquim, Capitão Jack, Caboclo D’água, Procissão das Almas, Maria Sabão e Mãe D’ouro.
Além da divulgação do tema, também foi apresentado a estrutura e a logística planejada para a festa. Mariana contará com 3 palcos, situados nas praças Gomes Freire, Tancredo Neves e Cláudio Manoel da Costa, 15 blocos carnavalescos, 2 escolas de sambas adultas e 2 escolas mirins. As atrações serão de associações culturais, artistas marianenses e dois shows de maior porte: o cantor e compositor Tuca Fernandes, conhecido por sua passagem na banda Jammil e Uma Noites, e o grupo de pagode Entre Elas. Segundo o secretário de Cultura, Gustavo Leite, serão aproximadamente 50 atrações entre os dias 08 e 13 de fevereiro.
O investimento para o Carnaval deste ano foi em torno de R$ 1,6 milhão, tendo uma expectativa de 10 mil foliões, tanto entre moradores da sede e dos distritos quanto de turistas. O prefeito Celso Cota enfatizou que o objetivo é fazer um Carnaval seguro, cultural, familiar e que movimente a economia da cidade. Por isso, as atrações, barraqueiros e ambulantes serão todos cidadãos de Mariana, sendo vetado a mão de obra de outras cidades. Foram disponibilizadas 20 barracas e 50 credenciamentos para ambulantes.
Na questão da segurança, a secretária de Segurança Pública, Marta Guido, disse que serão 114 agentes da Guarda Civil, 34 agentes em formação também da GCM, apoio das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. Além disso, contará com 100 agentes treinados para eventuais emergências. Para contribuir com a seguridade dos dias de festa, a secretária também revelou que a programação começará mais cedo este ano, para que possa terminar mais cedo e dar mais tempo de resoluções e descanso aos guardas e militares.