Na quarta-feira (10), o Executivo Municipal conduziu a cerimônia de posse dos cinco novos conselheiros tutelares, realizada no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães. O evento também incluiu a certificação de sete suplentes. O Conselho Tutelar, responsável pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes, recebeu membros eleitos em 1º de outubro de 2023 para um mandato de quatro anos.
Nelma Maria, que assume o próximo mandato, compartilha sua visão sobre o novo ciclo do Conselho Tutelar: “Hoje inicia mais uma etapa para o Conselho Tutelar. Os desafios são grandes, mas seguimos com o compromisso de zelar pelas crianças e adolescentes de Mariana.”
Os trabalhos já começaram com um plano abrangente de capacitações para os novos conselheiros. No último mês, foram abordadas as atribuições do conselheiro, os regimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e uma explanação sobre as leis vigentes.
O Conselho Tutelar é vital para assegurar o cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além de atuar em medidas preventivas, é acionado em casos de denúncias envolvendo a integridade de menores.
Membros do Conselho:
Conselheiros Titulares
- Elisamar Barbosa Martins
- Jéssica de Paula Lima
- Juscilene dos Reis Magalhães
- Nelma Maria da Silva
- Yuri Oliveira da Silva
Conselheiros Suplentes
- Aline Egídio Lopes Antônio
- Brenda Dálete Silva Morais Viana
- Drielly Sofia Martins dos Reis
- Franciele Mendes de Carvalho
- Marcilene Silva do Carmo
- Rafaela Marciano Nepomuceno
- Tatiana Aparecida Martins Paiva