Na sexta-feira (05), a Câmara Municipal de Mariana promoveu uma reunião com representantes da operadora Telefônica Vivo para abordar as recorrentes dificuldades enfrentadas pelos moradores em relação ao sinal da operadora no município. O encontro foi solicitado pelo Vereador Pedrinho Salete.
De acordo com Ricardo Diniz, Analista de Relações Institucionais da Vivo, um dos possíveis motivos para os problemas relatados seria a dificuldade de acesso a um dos retransmissores de sinal localizado no distrito de Cachoeira do Brumado. Com a via de acesso danificada há mais de um ano, os técnicos têm enfrentado obstáculos para realizar os reparos necessários, resultando na sobrecarga dos demais retransmissores e na diminuição da potência do sinal. Conforme mencionado por Ricardo, tal reparo é de responsabilidade do município e já havia sido informado do problema.
O Vereador Pedrinho Salete destacou que, como os serviços da operadora são pagos, a população merece um serviço de qualidade. Ele ressaltou que, se os consumidores deixam de pagar, têm os serviços cortados, mas não há desconto na fatura pelos dias em que o sinal não é entregue.
Durante a reunião, transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara de Mariana, uma internauta expressou suas frustrações, mencionando dificuldades no acesso a aplicativos oferecidos pela operadora, assim como problemas com o sinal de internet. “Realmente a operadora Vivo deixa e muito a desejar, sem sinal, telefone fixo para ligação dentro da cidade tem que ser como interurbano, exemplo para ligar dentro da cidade (Mariana) tenho que discar o DD da operadora, 31 e o número daqui de Mariana ou seja 3557 ou 3558, absurdo, e os aplicativos ofertados não temos acesso, então você liga para a central e aí começa o disse me disse e não disse. Absurdo mesmo. A internet durante o dia não navega e não tem como fazer ligações e a internet fixa não funciona e tampouco na madrugada que não tem navegação mesmo”.
Marcella Pimenta, Analista de Relações Institucionais da Vivo, apresentou dados que indicam que o sinal em Mariana está dentro dos padrões definidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Ela se comprometeu a buscar soluções para os problemas mencionados.
Atendendo ao pedido dos vereadores Pedrinho Salete e Zezinho Salete, uma nova reunião será convocada, desta vez com a participação de técnicos da Vivo, representantes da Prefeitura e da ANATEL, para dar continuidade às discussões e buscar soluções efetivas para os problemas enfrentados pelos usuários da operadora no município.