No último sábado (9), Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), expressou otimismo quanto à recuperação do certificado de eliminação do sarampo para o Brasil nos próximos meses. A declaração foi feita durante um seminário sobre vacinação realizado na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro.
Segundo Barbosa, o Brasil está há um ano sem nenhum novo caso diagnosticado da doença, o que cria a expectativa de que a comissão de verificação possa, em breve, certificar novamente o país. Vale ressaltar que o Brasil havia recebido o certificado de eliminação do sarampo em 2016 da Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, em 2019, perdeu essa certificação devido a um surto da doença.
O sarampo é uma doença que pode ser prevenida por meio da imunização da população. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que também participou do seminário, destacou que desde 2016 o Brasil enfrenta um fenômeno preocupante: a hesitação vacinal. Campanhas de desinformação têm contribuído para a queda na busca pela imunização, resultando na redução da cobertura vacinal.
A esperança agora reside na continuidade dos esforços de vacinação e na conscientização da população sobre a importância da imunização contra o sarampo. Caso a tendência de ausência de novos casos seja mantida, a certificação de eliminação da doença pode ser restaurada nos próximos meses, representando uma vitória na batalha contra a disseminação do sarampo no país.