A cidade de Mariana segue dando passos importantes rumo à sustentabilidade com a implantação de projetos que compõem o Complexo de Resíduos Sólidos. Em parceria com a Fundação Renova, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está empenhada na construção do Ecoponto Municipal, na nova sede da Associação de Catadores de Material Reciclável de Mariana (CAMAR) e na criação de uma área destinada à reciclagem dos Resíduos da Construção Civil (RCC). Essas iniciativas, junto com o Aterro Sanitário Municipal, têm como objetivo trazer diversos benefícios para a população e para o meio ambiente.
Um dos projetos em andamento é a construção da nova sede da Associação CAMAR, que representa um avanço importante para os catadores da cidade. A nova sede irá melhorar as condições de trabalho e otimizar os processos operacionais. Estão previstos cursos e oficinas de capacitação no local, buscando aprimorar as atividades realizadas pelos membros da associação.
Outros dois empreendimentos estão sendo conduzidos para oferecer soluções eficientes na gestão de resíduos. O Ecoponto Municipal, por exemplo, será um espaço apropriado para o armazenamento de pneus que não tenham mais utilidade, garantindo o descarte adequado desse tipo de material. Além disso, uma área licenciada será implantada para a destinação final e reaproveitamento dos Resíduos da Construção Civil e resíduos volumosos, como restos de móveis e madeiras.
A equipe responsável pela gestão ambiental da cidade realizou uma visita técnica às instalações do Ecoponto Municipal, à nova sede da Associação CAMAR e à área destinada à reciclagem dos Resíduos da Construção Civil na terça-feira (11). Esses empreendimentos, localizados próximos ao Aterro Sanitário Municipal, serão desenvolvidos de forma independente, cada um com suas portas e subestações próprias.
Prefeitura de Mariana trabalha na construção de um Complexo de Resíduos Sólidos
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Renova, segue trabalhando na implantação dos projetos que darão origem ao Ecoponto Municipal, a nova sede da Associação de Catadores de Material Reciclável de Mariana (CAMAR) e uma área destinada à reciclagem dos Resíduos da Construção Civil (RCC). Os empreendimentos, juntamente ao Aterro Sanitário Municipal, fazem parte do Complexo de Resíduos Sólidos de Mariana e visam trazer diversos benefícios para a população e o meio ambiente.
Dentre os projetos está a implantação da nova sede da Associação CAMAR, que vai melhorar as condições de trabalho e os processos operacionais. Lá estão previstas a realização de cursos e oficinas de capacitação no local, visando otimizar os processos realizados pelos integrantes da associação.
Além disso, estão sendo desenvolvidos outros dois empreendimentos que proporcionarão soluções mais sustentáveis. O galpão destinado ao Ecoponto Municipal oferecerá à população um local adequado para o armazenamento de pneus que não possuem mais utilidade. Também será implantada uma área devidamente licenciada para a destinação final e reaproveitamento dos Resíduos da Construção Civil e resíduos volumosos (restos de móveis, madeiras, etc).
A visita às instalações do Ecoponto Municipal, nova sede da Associação de Catadores de Material Reciclável de Mariana e da área destinada à reciclagem dos Resíduos da Construção Civil aconteceu na última terça-feira (11). Os empreendimentos estão localizados próximo ao Aterro Sanitário Municipal e serão implantados de forma independente, com portarias e subestações próprias.