Na última segunda-feira (10), o Prefeito Municipal Edson Agostinho (Leitão), decretou situação de emergência em saúde pública para o município de Mariana, devido ao surto de casos de dengue. Até o momento mais de 750 casos foram confirmados, sendo que seis tiveram dengue hemorrágica foram tratados e passam bem. Mas o momento requer cuidados.
O Secretário de Saúde Jonathan Chaves enviou uma correspondência à Câmara Municipal solicitando apoio da mesma para o envio de um veículo fumacê para a cidade. “A Secretaria Municipal de Saúde, pelo representante abaixo descrito, respeitosamente solicita apoio desta Casa ao pedido enviado para a Secretaria Estadual de Saúde, para liberação da UBV veicular (fumacê). Tal solicitação se faz necessária diante do aumento de casos de dengue em curto prazo, ou seja, uma média de cinquenta notificações diárias, além do grande número de recusas e casas fechados, o que torna as ações de combate e controle do vetor Aedes Aegypti, realizados pelos agentes de combate às endemias, ineficazes”, informou o secretário.
Diante dos fatos, a situação foi discutida pelos vereadores durante a Reunião Ordinária da última segunda-feira (10), também participaram da reunião Ludmila Gomes (Subsecretária de Vigilância em Saúde), Érica Bàrbara e Ana Paula Camelo (Setor de zoonoses). “Desde as primeiras notificações a partir de fevereiro de 2023, nós iniciamos e intensificamos as ações de combate e controle ao Aedes Aegypti. Mas infelizmente, nós não estamos conseguindo ter êxito nas ações pelo auto número de casas fechadas e recusas pelos agentes de combate a endemias que eles estão enfrentando no dia a dia no trabalho. Essa epidemia está sendo em todo estado de Minas Gerais, e em Mariana já estamos com 749 casos confirmados e hoje nós enviamos um ofício para a Secretária Estadual de Saúde, solicitando uma ação que é o fumacê para passar nas ruas onde tenha maior incidência” esclareceu a subsecretária Ludmila.
A subsecretária pediu apoio dos vereadores para que incentivem a população a aceitarem os agentes, pois para combater a epidemia falta o apoio da população. Segundo ela já foram retirados mais de 300 caminhões de inservíveis dentro de residências. Os casos começaram na região do bairro Santo Antônio, São Gonçalo e Rosário e vem se alastrando pela cidade.
O Presidente da Câmara Fernando Sampaio, pediu para os vereadores juntamente com os seus deputados eleitos na Assembleia, solicitarem apoio no Governo do Estado para atender a Secretaria de Saúde da nossa cidade. Tendo em vista que várias cidades também solicitaram o fumacê, e o apoio político será de grande importância.
O Vereador Zezinho Salete reforçou que a Prefeitura necessita priorizar a limpeza de lotes vagos espalhados pela cidade, pois estão com mato alto e dentro desses lotes podem haver objetos que acumulam água ajudando na proliferação do mosquito.
Uma das medidas essenciais de combate à Dengue é receber os profissionais de saúde em sua residência. Faça a sua parte! Abra a porta para os agentes de endemias, assim eles poderão realizar os procedimentos de eliminação do foco do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença.