A radiografia é extremamente importante para o diagnóstico, já que é através dela que se pode ver o intraósseo (dentro do osso). O seu papel na odontologia é fundamental, pois proporciona ao dentista, informações confiáveis e nem sempre possíveis de serem notadas no exame clínico, como cáries ocultas, perdas ósseas, perfurações ou fraturas dentárias. A odontologia no SUS é a garantia de atendimento e tratamento gratuito. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento bucal começa na Atenção Primária e é realizado pelas equipes de Saúde Bucal.
Visando a importância de um atendimento com qualidade o Vereador Pedrinho Salete, visitou a Odontologia central do município nesta terça-feira (04), onde o mesmo constatou que no local existe equipamento adequado para fazer exame de radiografia, mas não existe profissional da área, técnico de radiologia, para realizar o procedimento e por este motivo o município não oferta ao cidadão este exame.
Segundo Pedrinho, o mesmo solicitou ao Executivo a normalização dos serviços. “Verifiquei na Odontologia, e o paciente só consegue fazer o Raio X se ele estiver fazendo canal. Solicito a Secretaria de saúde e ao Executivo para contratar profissionais da área para ofertar esse serviço a todas pessoas que precisam. Ressalto que viso a importância da saúde bucal para todos. Por este motivo através do orçamento impositivo de emenda parlamentar conseguimos R$ 464.000,00 para a área da saúde destinado exclusivamente pra aquisição de prótese dentaria. Além de auxiliar na saúde, também ajuda na autoestima das pessoas. Continuarei lutando para aumentar a qualidade da saúde de Mariana e sermos referência em nossa região” explicou o edil.
A redação do Jornal Ponto Final entrou em contato com o Secretário de Saúde, Jonathan Chaves para o esclarecimento dos fatos. Em nota enviada, Jonathan explica que o problema já está sendo solucionado, mas enfatiza que é uma demanda antiga. “A respeito da solicitação do vereador vimos esclarecer o seguinte: O aparelho de raio x do setor de odontologia existe há vários anos e nunca contou com profissional técnico para o local. A falta do profissional, bem como sua necessidade, já foi identificada pela atual gestão desde janeiro (quando iniciamos) e a contratação de um profissional técnico foi solicitada pela coordenação do serviço. Existem nos quadros do município 12 vagas legais para técnicos em radiologia, vagas essas todas ocupadas e os profissionais se encontram no serviço de radiologia municipal. Sensível a esta situação já se encontra no planejamento da Secretaria Municipal de Saúde solicitação de abertura de vagas para consequentemente serem realizados os trâmites para contratação e atendimento dessa demanda que já vem de anos sem nenhuma providência” finalizou o secretário.