As fortes chuvas no início de 2023 trouxeram vários transtornos para os marianenses, principalmente aos moradores da Travessa Monsenhor Rafael Coelho na tarde do dia doze de fevereiro, onde atingiu 44 famílias. O Projeto de Lei 31/2023, consiste na criação do auxílio financeiro emergencial voltado à mitigação dos impactos e dos prejuízos patrimoniais causados às famílias.
Durante a Reunião Ordinária da última segunda-feira (03), o Projeto de Lei do atual Prefeito interino Edson Agostinho (Leitão) foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, e cada família atingida receberá o valor de dez mil reais em uma parcela única.
Durante a aprovação do projeto o Vereador Zezinho Salete pediu a palavra e relembrou: “Em 22/02/2021, eu fiz uma indicação nesse sentindo. Por isso que eu falo que as vezes precisamos dar mais valor a algumas indicações. Porque se tivesse feito essa obra naquele momento, estaria evitando pagar R$ 440.000,00 (Quatrocentos e quarenta mil reais) agora, e além disso evitaria aos moradores passarem o que estão passando. Agora temos que fazer as obras o mais rápido possível senão vem o tempo das chuvas e mais uma vez vamos ter o mesmo problema’’ finalizou o vereador.
O Vereador Pedrinho Salete, contou que no relatório da Defesa Civil consta que o cidadão Paulo Alexandre Fernandes, teve o seu veículo atingido, inundado pelas chuvas, pois o mesmo estava estacionado no local. Paulo não é um morador da rua atingida, mas segundo o vereador ele tem direito de receber o auxílio. “Gostaria de pedir uma fiscalização em cima dessa lista, para saber se de fato as pessoas que vão ser comtempladas são pessoas que realmente foram atingidas, para a gente não deixar à inércia qualquer pessoa igual o caso do Sr. Paulo que não é morador mais foi atingido, e seu nome não consta na lista’’ conclui.
Segundo o Vereador Pedrinho alguns moradores relataram que há pessoas na lista para serem beneficiados que nem foram atingidas, mediante a esses relatos o vereador solicitou a fiscalização para saber se as informações procedem ou não.
O auxílio emergencial tem por objetivo prover meios financeiros para que os núcleos familiares que perderam bens de natureza permanente e bens de consumo básicos que guarnecem a residência possam readquiri-los, de modo a manter a dignidade e as condições de subsistência dos membros do núcleo atingido, devendo os recursos ser utilizados prioritariamente.