A Casa Lar Estrela, a convite da direção da E. E. Dom Benevides realizou um momento de acolhimento, escuta e estímulo através de dinâmicas e contação de história com o time de professores, coordenadoras, pedagogas e supervisoras da Escola. Visando promover reflexões e estimular não somente a criatividade, mas também a sensibilidade dos participantes, a ação foi marcada por momentos lúdicos e descontraídos. A dinâmica inicial foi pensada para a apresentação de todos, visto que muitos eram novatos e estavam em seu primeiro dia de trabalho na escola. Ao se apresentarem, cada um dos participantes falou uma palavra para representar as expectativas para este ano letivo e também puderam compartilhar a mensagem que receberam ao chegarem na sala.
O livro, (O Ponto), de Peter H. Reynolds, foi o escolhido para a contação de história e base para a segunda etapa do encontro, que permitiu a criação de uma exposição feita com desenhos dos professores, a partir dos sonhos de cada um para a escola em 2023. Depois de expostas as artes, foi o momento de compartilhar percepções, inquietações, expectativas e anseios para a Instituição. A proposta principal desta dinâmica é convidar os participantes a saírem das suas zonas de conforto e inverter os papéis, neste momento são eles que se dispõem a pegar o papel, desenhar, colorir e apresentar os resultados para o grupo. A vice-diretora da E. E. Dom Benevides, Andrêsa Cristina Roberto ressaltou a importância desta parceria e comentou a ação. Foi um momento de muito acolhimento, pertencimento, reflexões, além de depoimentos, memórias que nos fizeram repensar o quanto cada um de nós, principalmente que estamos no meio educacional deixamos marcas, impulsionamos outras vidas ao caminho do sucesso. A Casa Estrela zela pela consolidação de parcerias com as instituições de ensino presentes no território e entende que sem a atuação em rede não é possível sonhar, tampouco efetivar, o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, bem como a garantir seus direitos.
A coordenadora da OSC, Cristina Pereira relembra a missão da organização, que é proporcionar o sentimento de pertencimento e identidade as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social do município, incentivando a socialização, convivência comunitária e a promoção do público-alvo a partir das atividades realizadas em grupo e individualmente. Também reforça que a realização de ações como esta são fundamentais para o fortalecimento do trabalho em rede.