Na última segunda-feira (09), recebemos em nossa redação o ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior, para uma entrevista com o diretor do Jornal e TV Ponto Final, Rômulo Passos.
Duarte começou o bate-papo desejando um feliz 2023 a toda população marianense e em seguida falou sobre sua campanha para Deputado Federal em outubro de 2022 na qual o ex-prefeito conquistou 40.826 votos. Ele diz que ficou muito feliz com os votos que recebeu na nossa região, e mesmo não sendo eleito ficou muito satisfeito com o resultado. “Acabou que o trabalho que tentei desenvolver em cidades um pouco mais distantes da nossa região, não trouxe o resultado esperado. Mas eu estou muito feliz. Acho que eleição é isso, você ganha, você perde, você aprende e você sai maior, e eu me sinto ainda mais forte,’’ enfatizou Du.
Rômulo Passos questionou o ex-prefeito a respeito de comentários que tem repercutido pela cidade de uma possível candidatura ao cargo de prefeito na cidade de Ouro Preto. Duarte disse que o único compromisso que ele tem hoje é com a repactuação, mantendo contato com todos os últimos prefeitos que passaram pela cidade, Juliano Duarte, Ronaldo Bento, agora com o atual Prefeito Edson Agostinho de Castro Carneiro (Leitão) e também com o Prefeito de Ouro Preto Ângelo Oswaldo e afirma que isso é muito importante. “Ouro Preto deveria pegar mais nesse ponto, porque lá está essa discussão da Saneouro, e o segredo está na discussão judicial, que saiu do Drº Mário. Ele garantiu dinheiro para tratar a água e o esgoto de Ouro Preto. Está na decisão judicial dele, que a gente conseguiu junto com a Prefeitura de Ouro Preto e ao prefeito Ângelo Oswaldo. A gente conseguiu incluir Ouro Preto no ano de 2019 através de um pedido meu, como Presidente do Fórum de Prefeitos, e veio uma repactuação. Aí que eu acredito realmente que vai transformar a nossa região. Então meu foco nesse momento é conseguir junto com os demais membros da união dos estados, Ministério Público, Federal e Estadual assinar essa repactuação que pode contribuir muito para toda a nossa região,’’ pontuou Duarte Júnior.
Na última semana o atual prefeito interino Edson Agostinho de Castro Carneiro (Leitão), anunciou um investimento de quase 57 milhões para o tratamento de água e esgoto da cidade de Mariana. O projeto foi iniciado em 2017 no governo de Duarte, que na época preferiu investir o dinheiro, e agora em 2023 a licitação foi publicada, um grande passo para a cidade.
Duarte deu a sua opinião de como ele vê a atual situação política de Mariana e acredita que todo mundo que tenha uma boa equipe e boa intenção tem capacidade de gerenciar, que esses são os princípios básicos de uma boa administração. Porém, Mariana tem muito a perder com tantas mudanças na administração, porque quando um prefeito entra ele planeja tudo que fará durante os quatro anos, inclusive a verba que terá em caixa para isso, mas é impossível os prefeitos interinos fazerem isso devido ao tempo muito curto para planejamentos. “Não tenho interesse em disputar as eleições em Mariana, não tenho. Falo isso como filho da terra que ama essa cidade,” esclareceu Du.
Na cidade há rumores para as futuras eleições, que Juliano Duarte virá de candidato à Prefeito, inclusive há pesquisas que demostram que o atual vereador está muito bem colocado para as próximas eleições. Duarte garante que não disputará as eleições com o seu irmão e que estará ao lado dele.
Finalizando, Duarte deseja à Mariana, somente o bem, e tudo que falou durante a entrevista foi para o bem coletivo, e espera que a situação de Mariana se resolva com mais rapidez possível.
Confira a entrevista na íntegra no canal do youtube, TV Ponto Final.