A alta de casos positivos para Covid-19 fez a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) voltar a tornar obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados na instituição de ensino. A medida começou a valer na última segunda-feira (28).
Em comunicado, a UFOP esclareceu que a decisão foi tomada pelo Comitê Gestor e pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Foram levados em consideração o aumento de casos da doença no Brasil e a proximidade do retorno das atividades acadêmicas. As deliberações da resolução também foram baseadas em uma nota técnica que recomenda o reforço das medidas não farmacológicas de prevenção e controle.
Agora, o acessório de proteção deve ser utilizado de forma obrigatória nos seguintes espaços: setores administrativos, salas de aula, laboratórios, auditórios, Centro de Convenções, além de outros espaços da universidade. A instituição de ensino reforça que nariz e boca devem ser cobertos.
O Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que o Estado contabilizou 119 casos confirmados nas últimas 24 horas, além de sete mortes. Veja como está o cenário epidemiológico: A faixa etária de 30 a 39 anos representa a maior quantidade de casos, com 21,7%. As mortes são maiores em idosos com 60 anos ou mais (45.989), que representa 72% dos óbitos.