Pular para o conteúdo

Matriz de Nossa Senhora da Conceição é restaurada e reaberta em Cachoeira do Brumado

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Com recursos do (FUPAC), mais fundos próprios do município e esforços dos moradores do distrito, a Matriz foi completamente restaurada.

Após uma década, desde o início das obras e quase dois anos de fechamento da igreja, foi reaberta, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado, no último domingo (27). Com recursos advindos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (FUPAC), deliberados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana, mais fundos próprios do município e esforços dos moradores do distrito de Cachoeira do Brumado, a Matriz foi completamente restaurada, em obras civis e elementos artísticos.

            A reinauguração da igreja, aconteceu logo após a procissão, saindo da capela de Nossa Senhora das Graças, conduzindo a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, até a Matriz, a qual foi abençoada e reaberta pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, que também presidiu a santa missa, que foi concelebrada pelo Padre José Geraldo Coura, mais conhecido como Padre Juca, administrador da Paróquia local.

            Estiveram presentes na cerimônia autoridades da igreja e do município, como o ecônomo da Arquidiocese de Mariana, Padre Darci Fernandes Leão, o formador do Seminário Arquidiocesano São José, Padre Sérgio José da Silva, o ex-prefeito de Mariana, Duarte Eustáquio Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal, Juliano Vasconcelos Gonçalves, e o ex-vereador, José Jarbas Ramos, além de leigos, religiosos e moradores do distrito. Durante a cerimônia, o Arcebispo de Mariana, Dom Airton, parabenizou o trabalho realizado pelo Padre Juca, na administração da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, agradeceu a presença das autoridades presentes e também falou sobre a importância de conservar a restauração realizada.

            A reabertura solene da porta principal da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a entrada pontifical contou com a apresentação e a acolhida da imagem da padroeira pela banda “Sociedade Musical Oito de Dezembro”. Em seguida, foi realizado o rito de bênção da igreja e a Coroação de Nossa Senhora da Conceição, bem como, a leitura e a assinatura da ata de reinauguração. Para fechar o momento com chave de ouro, as autoridades presentes deram destaque a inauguração da placa da igreja. Tudo isso terminou com salvas de palmas, sorrimos e relatos de muita alegria e realização, como o da professora e historiadora, Aparecida Ramos de Lima, que é nascida e criada em Cachoeira do Brumado.