Cerca de 400 cigarros eletrônicos e mais de 300 caixas de cigarros contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Civil, em Mariana, na última sexta-feira (11) durante uma operação, que foi chamada de Operação Pen Drive. Um homem foi preso em flagrante.
A operação é resultado de um trabalho de investigação iniciado em outubro deste ano e indica a venda ilegal de cigarros e apetrechos por uma tabacaria da cidade, que tem dois endereços, nos bairros Centro e Barro Preto, local onde os mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A Polícia Civil também apreendeu acessórios e essências, caixas fechadas de cigarros e maços avulsos com suspeita de contrabando. O homem preso em flagrante já possui registros policiais por lesão corporal e embriaguez ao volante.
O vape, como é conhecido o cigarro eletrônico, é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009, mas houve uma abertura do processo regulatório em 2019. Contudo, a venda desse tipo de cigarro teve suspensão mantida pelo Ministério da Justiça, com multa determinada.
Segundo o Ministério da Justiça, o contrabando desse tipo de produto está relacionado a outros 22 crimes e é um braço estratégico do crime organizado, bem como ajuda a financiar o tráfico de drogas e armas e está diretamente ligado ao aumento da violência em várias regiões.