A Polícia Militar realizou uma operação no início da noite do último dia 20, com a finalidade de combater o tráfico de drogas no bairro Santo Antônio, mais conhecido como “Prainha”.
Por volta de 18h30, após o recebimento de informações de que uma ocorrência de tráfico de drogas acontecia em uma rua do bairro, e próximo a uma escola, a Polícia Militar montou uma operação para averiguar a veracidade da denúncia que integrou, inclusive o serviço de inteligência da instituição militar. Inicialmente, foi realizado o monitoramento do local e certificado que havia atividade similar ao tráfico de drogas, sendo identificado, entre os autores, um homem de 25 anos, contumaz na prática de crimes na região em diversas modalidades – como disparo e porte ilegal de arma de fogo, ameaça e homicídio.
Conforme observado, quatro pessoas se revezavam na venda do entorpecente aos compradores. Assim, foi iniciada a fase da intervenção policial, com o cerco ao local e rota de fuga. Os autores, ao perceberem a presença da Polícia Militar, iniciaram a tentativa de fuga, sendo que um deles entrou na residência constante na denúncia, enquanto que os demais foram contidos na rua. Um deles portava uma submetralhadora de fabricação artesanal, carregada com 10 (dez) munições do calibre 380. Durante as buscas nos autores, um menor (15 anos) foi apreendido, sendo localizado em um de seus bolsos 160 (cento e sessenta) pedras de crack.
Sua representante legal foi acionada e acompanhou o desenrolar da ocorrência. Durante a operação, foram presos três autores (25, 21 e 18) e um menor (15 anos) foi apreendido por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. E a apreensão total foi de 1 (uma) submetralhadora de fabricação artesanal, carregada com 10 (dez) munições do calibre 380, 160 (cento e sessenta) pedras de crack, 54 (cinquenta e quatro) pinos com cocaína, 25 (vinte e cinco) buchas de maconha, 22 (vinte e dois) papelotes com farelos de crack, 2 (duas) balanças
de precisão, 2 (dois) rádios transmissores, 1 (uma) faca, 1 (tesoura) e a quantia de R$777,00 (setecentos e setenta e sete reais).
Os autores presos e o menor apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Pantão da Polícia Civil em Ouro Preto para o prosseguimento da persecução penal.