No último dia (27), a Câmara Municipal de Mariana realizou a reunião que ocorre mensalmente com a Fundação Renova atendendo ao requerimento n° 37/2021, de autoria do vereador Marcelo Macedo. O encontro deste mês teve como pauta as ações voltadas às questões ambientais, recuperação de fazendas, nascentes e reflorestamento.
Além do vereador autor da solicitação, estiveram presentes os representantes da Fundação Renova: o especialista em Relacionamento Institucional, Tiago Flores, o coordenador de Recuperação Ambiental, Bruno Rego, e o engenheiro sênior do Uso Sustentável da Terra, Jeferson Santos.
Durante a sessão, que ocorreu por videoconferência, foi apresentado o PG25, que é o programa de revegetação, enrocamentos e outros métodos que atende às cláusulas do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), voltado à reparação socioambiental e socioeconômica nos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz e Ponte Nova e municípios de Minas Gerais.
Segundo Jeferson Santos, 93 propriedades aderiram ao programa, 341 hectares foram trabalhados, 354 mil mudas foram plantadas, 121 quilômetros de cerca implantadas, 223 nascentes protegidas, cercadas e plantadas; além de 1.419 hectares de manutenção executadas em todo o território abrangidopelo o programa. Foi definido que haverá um novo encontro para prestação de contas para apresentação dos atos de contrapartida e compensação das empresas que prestam serviço para a Fundação Renova com faturamento superior a R$ 3 milhões.