A Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, confirmou no último domingo (9) a morte de um paciente por monkeypox, a varíola dos macacos. Até o momento, Minas Gerais só tinha registrado uma morte pela doença, que foi a primeira do país.
Em nota divulgada, a administração da cidade disse que a vítima é um jovem de 21 anos com comorbidades. “Infelizmente ele faleceu na manhã deste domingo no Hospital das Clínicas Samuel Libânio onde estava internado desde 11 de setembro”, diz a nota.
Atualmente, no município, há 4 casos confirmados (sendo um deles o paciente que foi a óbito e os demais que passaram pelo isolamento domiciliar), um em análise e 45 descartados.
No último balanço divulgado pelo governo, na última sexta-feira (7), Minas Gerais tinha 523 casos de monkeypox confirmados por exames laboratoriais. Outros 1.546 casos foram descartados e há 308 casos suspeitos. A morte confirmada em Pouso Alegre é a segunda registrada em Minas Gerais e a quarta no país. Até o momento há outras duas mortes confirmadas no Rio de Janeiro.
A primeira remessa de vacinas contra a varíola dos macacos já chegou ao Brasil no início do mês de outubro. O lote com 9.800 doses da Jynneos/MVA-BN será utilizado pelo Ministério da Saúde em estudos científicos. A pesquisa tem como objetivo observar as evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a doença. A recomendação é da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao todo, o Governo Federal comprou cerca de 50.000 doses da vacina contra a varíola dos macacos. Os próximos lotes devem ser entregues até o fim de 2022.