A Secretaria de Desenvolvimento Rural iniciou na última segunda-feira, (05), a primeira fase da vacinação contra a brucelose em bovinos fêmeas de 3 a 8 meses de idade. O objetivo é reduzir os impactos negativos dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional.
No ano de 2020 foram imunizadas 1.506 bezerras. Para este ano é previsto que cerca de 1.800 imunizações. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), que foi instituído no Brasil pela Instrução Normativa Ministerial de nº 02/2001 e regulamentada pela Instrução Normativa SDA nº 10/2017.
Após a conclusão da primeira fase da vacinação, a secretaria iniciará, no segundo semestre, a segunda fase, que visa atender um maior número de produtores. Para solicitar o serviço, os produtores devem entrar em contato com a secretaria responsável, através do número 3558-4173 .
A brucelose é uma doença bacteriana que afeta diversos animais, incluindo os bovinos. Já os seres humanos podem contrair a doença ao consumir produtos como leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (como queijo e manteiga), carne mal passada, entre outros. O cuidado com a vacinação das bezerras evita com que o animal contraia a doença e ela seja, consequentemente, transmitida à população.