Pular para o conteúdo

UFOP dá passo decisivo para criação do Bacharelado em Cinema e Audiovisual 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

EDUCAÇÃO. Assinatura de protocolo de intenções marca avanço importante para a implantação do novo curso, que busca fortalecer o diálogo entre arte, cultura e educação.

Durante a abertura do 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação da Mostra de Cinema de Ouro Preto, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deu um passo significativo rumo à criação do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. O marco foi a assinatura do protocolo de intenções, celebrada com entusiasmo por representantes da universidade e de instituições parceiras. 

Coordenador da Comissão Especial de Pesquisa e Implantação do Bacharelado, o professor Adriano Medeiros da Rocha destacou a relevância da proposta. “Vivemos numa cultura profundamente audiovisual.”, afirmou. 

Apesar do avanço, o reitor Luciano Campos pontuou que a proposta ainda passará por etapas importantes, como a aprovação pelo Conselho Universitário e adequações na infraestrutura. “Estamos comprometidos com essa construção coletiva.”, afirmou. Segundo ele, além do valor artístico e cultural, o curso traz um importante potencial de desenvolvimento econômico. 

A assinatura do protocolo foi acompanhada por autoridades e personalidades da cultura e da educação. Em uma mesa-redonda, manifestaram apoio à iniciativa nomes como Cesar Callegari (presidente do Conselho Nacional de Educação), Durval Ângelo (presidente do Tribunal de Contas do Estado de MG), Jandira Feghali (deputada federal), Joelma Gonzaga (secretária nacional do Audiovisual) e Paulo Alcoforado (diretor da Ancine), sob a mediação da professora Laura Bezerra, da UFRB. 

Cesar Callegari destacou a dimensão estratégica da formação audiovisual no país. “Uma escola de cinema representa um alcance extraordinário. Este curso pode formar profissionais com pensamento crítico e criativo, além de se tornar um novo polo de criação na região. A UFOP merece nosso total apoio”, afirmou. 

A expectativa é de que, nos próximos meses, a proposta avance nas instâncias internas da universidade, consolidando mais um espaço de formação acadêmica voltado à produção cultural brasileira. 

LEGENDA. Decisão para protocolo de intenções para o Bacharelado em Cinema e Audiovisual.