Pular para o conteúdo

Sede do Zé Pereira da Chácara foi alvo de tentativa de invasão e furto  

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

INSEGURANÇA. A organização folclórica pede urgência nas providências para que possam continuar suas atividades culturais com seguridade.

Na sexta-feira (20), a sede do Zé Pereira da Chácara sofreu uma tentativa de invasão do espaço e furto de materiais. Entre os objetos ameaçados estavam os materiais utilizados na confecção dos bonecos, botijão de gás e itens doados à organização. Os envolvidos ainda não foram identificados. 

Em publicação nas redes sociais, a organização reafirma preocupação já apontada anteriormente. Segundo o grupo, há dois anos, solicitaram instalação de câmeras de segurança e a presença de vigilância no Complexo Desportivo. Até então, nenhuma medida concreta foi realizada. 

Entramos em contato com o vice-presidente, Sebastião Gordiano e o mesmo nos informou que contataram o prefeito, Juliano Duarte, solicitando medidas de segurança para o patrimônio histórico. Até o momento da publicação desta matéria, ainda não obtiveram retorno sobre a solicitação. Ainda não há prazo estipulado para os ajustes na organização. 

A Organização Folclórica Zé Pereira da Chácara é um dos maiores patrimônios culturais vivos da cidade de Mariana, com quase dois séculos de história. Sua tradição cultural se mantém através de gerações na produção e conservação dos bonecos do grupo. Em 2015, foi tombado como patrimônio imaterial do município. 

Nos comentários da publicação do Zé Pereira, o vereador Samuel de Padre Viegas, se comprometeu em solicitar ao setor responsável, câmera de segurança e olho vivo nas proximidades da sede. Outros moradores também manifestaram suas preocupações com a segurança do bairro Chácara. Apontaram recorrência em casos de roubo, furto e invasão na região. 

LEGENDA. Os moradores aguardam medidas efetivas que possam controlar a insegurança na região onde se localiza a sede do patrimônio cultural da cidade.