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Governo de Minas aplica terceiro teste de redação para preparação intensiva ao Enem 2025 

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EDUCAÇÃO. Mais de 700 mil estudantes da rede estadual participam da simulação, que utiliza Inteligência Artificial na correção e oferece diagnóstico pedagógico detalhado.

Nesta quarta-feira (25), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realiza o terceiro teste de redação preparatório para o Enem 2025, envolvendo cerca de 700 mil estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. 

A ação faz parte da estratégia de preparação intensiva para o Exame Nacional do Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência real de prova, permitindo familiaridade com a estrutura e os critérios exigidos na redação do Enem. 

O teste é aplicado em sala de aula, com duração sugerida de 50 minutos. Alunos do 2º e 3º anos do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da EJA produzem uma redação dissertativo-argumentativa, seguindo o modelo oficial do exame. Já estudantes do 1º ano e do 1º período da EJA produzem uma carta argumentativa, avaliada por critérios próprios, como ortografia, coesão e adequação ao gênero textual. 

“Mais do que uma preparação para o Enem, esses testes representam uma oportunidade de aprendizagem real para os nossos estudantes. Ao simular a prova de redação, conseguimos mapear desafios, acompanhar avanços e, principalmente, oferecer o suporte necessário para que todos evoluam. É assim que construímos uma educação pública mais justa e efetiva”, afirma o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga. 

Um dos diferenciais da ação é a correção por meio de Inteligência Artificial. As redações são fotografadas em formato JPEG e enviadas para a Plataforma Enem MG, que reconhece o texto manuscrito e avalia a produção com base nas cinco competências do Enem, como domínio da norma padrão, argumentação e proposta de intervenção. 

Os resultados dos dois primeiros testes já estão disponíveis na plataforma, com análises individualizadas que ajudam estudantes e professores a identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Esse retorno detalhado fortalece o acompanhamento pedagógico e orienta práticas em sala de aula. 

A ação reflete o compromisso do Governo de Minas com a qualidade da educação pública e a equidade de oportunidades, especialmente no acesso ao ensino superior por meio do Enem. 

LEGENDA. Estudantes da rede estadual de Minas Gerais fazem simulação de redação do Enem com uso de Inteligência Artificial na correção e devolutiva pedagógica detalhada.