Em comemoração aos seus 25 anos, a Orquestra Ouro Preto leva sua celebração para um dos palcos mais emblemáticos do país: as areias de Copacabana. Nos dias 28 e 29 de junho, o Posto 2 será cenário da 4ª edição do Orquestra Ouro Preto Vale Festival 2025, com uma programação gratuita que reúne música de concerto, samba, Beatles e uma estreia operística brasileira inédita.
O grande destaque do festival será a estreia de Feliz Ano Velho, a Ópera, baseada no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva. A montagem, com libreto e música de Tim Rescala, direção musical de Rodrigo Toffolo e direção cênica de Julliano Mendes, sobe ao palco no sábado (28), às 19h. A obra une música, teatro e literatura em uma narrativa contemporânea que retrata superação e resiliência, com elenco de destaque e um grande corpo artístico.
“Com sua trajetória de excelência artística e inovação, a Orquestra Ouro Preto é também parceira do nosso programa de formação musical Vale Música, uma iniciativa que amplia os horizontes de crianças e jovens ao mostrar como a música tem o potencial de transformar vidas”, diz o diretor presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.
O festival também marca os 5 anos do Instituto Cultural Vale, patrocinador da Orquestra e do evento, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). No domingo (29), a festa continua com dois concertos ao ar livre a partir das 18h. A cantora Mart’nália sobe ao palco com a Orquestra para um show que celebra o samba, a música popular brasileira e a alma festiva do Rio de Janeiro. Em seguida, o Bloco do Sargento Pimenta une forças com a Orquestra em um concerto vibrante que mistura os clássicos dos Beatles com a alegria do carnaval brasileiro.
LEGENDA. Orquestra Ouro Preto celebra 25 anos em grande estilo com estreia de ópera baseada em Feliz Ano Velho e shows gratuitos com Mart’nália e Bloco do Sargento Pimenta em Copacabana.