Pular para o conteúdo

“O Parque das Irmãs Magníficas” de Camila Villada é tema da próxima edição do Tertúlia Literária 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

LEITURA. A edição mergulha na literatura latino-americana de Camila Sosa Villada.

A nova edição do Tertúlia Literária irá abordar a obra “O Parque das Irmãs Magníficas” de Camila Villada. O clube promove um espaço de discussões livres para os amantes da literatura. Cada edição segue um tema central que guia as escolhas das obras. O encontro acontece no dia 29, a partir das 15h30, no Museu de Mariana. 

Camila é uma autora, atriz e ativista trans argentina que se destaca na originalidade e escrita potente. Sua obra dá voz a personagens trans de forma sensível e pujante. A escrita de Villada abre espaço à novas narrativas que abordem uma diversidade real e possível nas produções contemporâneas.  

Neste mês, o encontro aborda a resistência e visibilidade em celebração ao orgulho LGBTQIAP+. Com o tema “Vozes e Culturas na Literatura” foram selecionados textos de Aline Bei, Mário de Andrade, Brenda Navarro e Silvina Campos. No centro do debate, estarão as experiências trans, a marginalidade e a potência da escrita como ferramenta de afirmação e resistência.  

O encontro também contará com o professor de literatura da UFOP, Rodrigo Machado como convidado especial. Encantado por poesia, o convidado irá ser guia nessa conversa atravessada pela diversidade e vozes que desafiam o silêncio.  

Para além de uma simples leitura, o projeto estimula o pensamento crítico e a partilha de emoções. A coletividade que existe na literatura que se expande para reflexões sobre as realidades em cada relação humana. Tertúlia Literária inspirado no conceito de clube de leitura, fomenta a presença ativa na literatura.  

LEGENDA. Momento de troca e escuta coletiva para debates atuais e presentes através da literatura. Imagem por: Prefeitura de Mariana.