O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, utilizou as redes sociais para anunciar uma iniciativa que representa um avanço significativo na luta por mais dignidade e cidadania para a população do município. Em vídeo publicado, ele informou sobre a formalização de uma parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) visando a regularização do fornecimento de energia elétrica em três regiões que, até hoje, convivem com a precariedade e a informalidade no acesso ao serviço.
“Nós estamos formalizando, através da Prefeitura Municipal de Mariana, três áreas que estão com ocupações de energia irregular, para que em parceria com a CEMIG, possamos regularizar a energia dessas áreas”, Juliano Duarte.
Em seu gabinete, Juliano recebeu os representantes da CEMIG, André e Vitor, para tratar do processo de regularização nos bairros Morada do Sol, Alvorada e na comunidade do Magalhães (também conhecida como Vila Bicas). Durante a reunião, foram assinados e entregues os ofícios que oficializam a solicitação da Prefeitura junto aos representantes da CEMIG. O objetivo é garantir, de forma definitiva, o fornecimento regular de energia elétrica para essas localidades, que há anos enfrentam dificuldades estruturais e sociais decorrentes da falta de um serviço básico essencial.
A falta de energia regularizada impacta diretamente o cotidiano das famílias, dificultando desde atividades domésticas básicas até o acesso a serviços como educação, saúde e segurança. Essa situação já dura anos e gera instabilidade, insegurança e sensação de abandono. Com a medida, a Prefeitura dá um passo importante para mudar esse cenário.
Além do benefício imediato de acesso à energia elétrica regularizada, a iniciativa deve refletir positivamente em outros aspectos da vida urbana, como a valorização dos imóveis, a formalização de moradias, a ampliação do acesso a políticas públicas e a inclusão social.
LEGENDA. A regularização do fornecimento de energia representa não apenas a melhoria da estrutura urbana, mas também o fortalecimento do direito à cidadania e da qualidade de vida dos moradores.