Pular para o conteúdo

Esquema de vacinação contra a COVID-19 é atualizado 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

IMUNIZAÇÃO. Ministério da Saúde informa nova esquematização para grupos de risco e população geral.

O esquema de vacinação para a prevenção contra a COVID-19, foi atualizado pelo Ministério da Saúde. O objetivo principal do novo esquema vacinal, é reduzir a incidência de casos graves e óbitos, alcançando altas e homogêneas coberturas vacinais em todos os grupos com indicação.   

A recomendação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que entraram recentemente no calendário nacional de vacinação, é duas ou três doses da vacina. Para pessoas com mais de 60 anos e pessoas imunocomprometidas, o reforço é a cada 6 meses, sendo essa proteção sempre necessária para esse grupo de risco. Gestantes ou puérperas, é preciso apenas uma dose a cada gestação, independente do período em que esteja. 

O reforço anual vai para os moradores que vivem em instituições de longa permanência ou trabalhadores desses mesmos locais. Indígenas, ribeirinhos, quilombolas também entram nesse esquema, assim como profissionais da saúde e pessoas com deficiências ou comorbidades. As pessoas que estão atualmente privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também fazem parte desse grupo especial, da mesma forma que jovens em medidas socioeducativas, pessoas em situações de rua e puérperas que não foram vacinadas no período da gestação. 

Para a população em geral, que vão de 5 a 59 anos de idade, o esquema continua e a recomendação para pessoas que ainda não foram imunizadas, é tomar a dose o mais breve possível. A vacinação depende do envio de doses ofertadas pelo Ministério da Saúde.  

Para saber mais sobre o novo esquema, fale com a central de imunização:  

(31) 35582062. 

LEGENDA. Novo esquema de vacinação está na ativa, não perca a chance de ser imunizado.