Um passo histórico para o futuro econômico de Mariana foi dado nesta semana com a assinatura da ordem de serviço para a implantação do tão aguardado Distrito Empresarial da cidade. O projeto, que integra o plano de governo da atual gestão, prevê a criação de 14 lotes distribuídos em uma área de mais de 54 mil metros quadrados, localizada estrategicamente para abrigar empresas de diversos setores, com a condição de que não tenham ligação direta com a mineração.
Com um investimento inicial de mais de R$ 7 milhões, a infraestrutura do Distrito incluirá terraplanagem, drenagem, pavimentação, acessibilidade, iluminação, energia elétrica e sinalização. O espaço também abrigará um grande projeto do SENAI, que vai investir R$ 50 milhões na construção de uma escola modelo de formação técnica e profissional.
O projeto visa criar um ambiente propício para atrair empresas de médio e grande porte que tenham saúde financeira, capacidade de investimento e potencial de geração de empregos. A escolha das empresas que ocuparão os lotes será feita por meio de um edital técnico e transparente, sem interferência política, garantindo lisura e foco no desenvolvimento sustentável de Mariana.
Outro destaque do projeto é o compromisso com a diversificação econômica. “Quando a mineração for embora, ela também vai embora junto, então nós queremos trazer empresas de outras áreas de atuação para deixar um legado aqui na cidade de Mariana.”, reforçou o prefeito.
A iniciativa conta com o empenho das secretarias de Diversificação Econômica, Tecnologia e Informação, liderada por Pedro Mol, e de Obras, sob comando de André Bélico. Ambos foram destacados pelo prefeito pelo comprometimento e trabalho técnico ao longo de todas as etapas do projeto.
LEGENDA. Início das obras do Distrito Empresarial de Mariana marca nova era de desenvolvimento.