O Centro de Referência em Saúde do Homem (Casa Azul) dispõe de encontros semanais para aqueles que desejam parar com o tabagismo. A Secretaria de Saúde oferece todos os medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento. Em outras unidades de saúde, as reuniões em grupo são agendadas conforme demanda.
Localizada no Barro Preto, a Casa Azul, oferece para os interessados que se inscreverem, 8 reuniões semanais com duração aproximada de 2h. As reuniões abordam os temas recomendados pelo Ministério da Saúde como a prevenção, tratamento e redução da exposição à fumaça do tabaco. Além disso, práticas integrativas como fitoterapia, que consiste no uso de plantas medicinais, meditação e práticas corporais também compõem a programação.
Após as discussões em grupo, os integrantes recebem sessões de auriculoterapia. A prática é utilizada como tratamento complementar, ajudando a reduzir o desejo de fumar e a ansiedade associada à abstinência. A técnica constitui em aplicações de agulhas, sementes ou esferas em pontos específicos da orelha.
Finalizados os 8 encontros semanais, os pacientes participam de 2 encontros individuais quinzenais para acompanhamento. A assistência serve para a continuidade do tratamento de cada fumante em seu processo de desvinculo com o tabaco. As medidas visam fornecer o acolhimento necessário aos indivíduos.
O ato de fumar é um grande causador de câncer na população. Tumores malignos na boca, pulmão, laringe, esôfago, rins e bexiga são os mais comuns associados ao tabagismo. Pessoas expostas a fumaça, conhecidas como fumantes passivos, também correm o risco de desenvolver doenças cardíacas e respiratórias como infarto e bronquite crônica.
LEGENDA. Os malefícios que a dependência em fumar pode proporcionar ao corpo. Imagem por: Divulgação Prefeitura de Mariana.